segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolo de Rolo, uma delícia pernambucana

Tão importante quanto visitar a praia de Boa Viagem e as ladeiras de Olinda, quem vem à Pernambuco precisa experimentar o bolo de rolo.

A receita é uma adaptação do "Colchão de Noiva", um bolo de origem portuguesa, que leva pão-de-ló e nozes. Na falta das iguarias necessárias para este doce, os portugueses que aqui chegaram trocaram as nozes pela goiaba, fruta abundante na região, e o pão-de-ló foi substituído pela massa feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar.

Para ganhar este aspecto, a massa é espalhada uniformemente e enrolada, intercalada com uma camada fina de goiabada derretida. Parece fácil de fazer? Bom, infelizmente temos que informá-los de que não é tão fácil assim quanto parece, mas, em compensação, é bem fácil de comer.

Em Recife é bem fácil de achar o famoso bolo de rolo à venda nas padarias, delicatessens e até em quiosques montados em shoppings e no aeroporto, e é comum ver pessoas comprando para presentear amigos e parentes de outros estados com essa delícia tipica da nossa terra.

Quer um conselho? Se você resolver levar uma caixinha de bolo de rolo de presente para alguém, não leve na bagagem de mão, pois você corre o risco de comer tudo antes de chegar ao seu destino final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário