segunda-feira, 24 de outubro de 2011

10 razões para visitar Recife





Uma coisa é certa: quem visita Recife quer voltar. Seja pela hospitalidade da população, pelas belas praias, pela rica gastronomia ou pela arquitetura, Recife conquista cada vez mais fãs. Se você ainda não está totalmente convencido de que deve visitar essa bela cidade, nós temos 10 razões para fazê-lo vir - e depois você vai rezar para conseguir voltar!

Foto: Globo.com
1. Carnaval. O mais eclético carnaval do mundo merece o primeiro lugar nessa lista. Junto com Olinda, sua cidade-irmã, Recife no carnaval esbanja folia, cores e muita alegria. Dos bailes, passando pelos tradicionais blocos de bairros, ao famoso Galo da Madrugada - bloco que arrasta mais de 1 milhão de pessoas - o carnaval é festa para todo mundo ver. Caia no frevo e na animação da festa mais colorida do Brasil!

2. Praia de Boa Viagem. Cantada pelo pernambucano Alceu Valença, em La Belle de Jour, a praia de Boa Viagem é um dos maiores cartões postais do Recife. Andar pelo seu calçadão e tomar uma água de coco em uma das várias barraquinhas espalhadas pela área é um passeio obrigatório. Várias atividades acontecem na areia, como jogos de vôlei, futebol e outros esportes, e é comum ter eventos rolando na praia, com grandes arenas montadas e um público bastante alegre. Se você quiser apenas curtir o mar e ver o movimento, é um ótimo programa também!

Marco Zero, no Recife Antigo. Foto: Opinião & Notícia
3. Recife Antigo. Essa belíssima área da capital pernambucana é de encher os olhos até mesmo dos moradores da cidade. Tire uma tarde para passear pelo Marco Zero, pela Rua do Bom Jesus, pela Praça do Arsenal, pela Rua da Moeda... e prepare-se para guardar na memória cada pedacinho desse lugar.

4. Pontes do centro do Recife. As pontes que cortam o centro da cidade são verdadeiras passarelas gigantes. Cheias de luz,e  tendo como plano de fundo as cores da arquitetura que circundam a região, as pontes tornam-se verdadeiras obras de arte.

5. Passeio de catamarã. Percorrer a Veneza Brasileira de barco, pelas águas do Rio Capibaribe, é ter a chance de conhecer a cidade através de um ângulo totalmente novo. Se você ainda não estiver se encantado pela cidade com as dicas anteriores, garantimos que depois de conhecer o Recife sob esse prima, irá se apaixonar!

6. Casa da Cultura. Um antigo presídio que virou centro artístico e cultural, a Casa da Cultura abriga 150 celas que foram transformadas em lojas, livrarias e lanchonetes. Nas lojinhas é possível encontrar artesanato provenientes de mais de 140 municípios do Estado.

Oficina Francisco Brennand. Foto: Portal NE 10
7. Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Funciona como museu e oficina. O espaço é cercado por jardins onde as esculturas e painéis, cheios de primor e cores quentes, ficam em exposição permanente. Não se surpreenda se encontrar o próprio artista passeando pela área no final da tarde, e não deixe de visitar o café e loja de souvenirs que ficam ao lado da entrada principal.

8. Instituto Brennand. Um castelo no Recife? Sim, existe! O Instituto Brennand abriga a maior coleção particular de armas brancas - uma das maiores do mundo - estimada em mais de 3.000 peças. O instituto de estilo arquitetônico medieval é formado por museu, biblioteca e pinacoteca, rodeado por uma vasta e bela área verde.

9. Ensaios de maracatu. Se não for possível visitar Recife no carnaval, não deixe de assistir a um ensaio de maracatu. A manifestação é uma mistura de cultura africana, indígena e europeia, e tem a percussão como ritmo predominante. Se tiver sorte, durante o seu passeio pelo Recife Antigo, verá o porta-estandarte, o rei, a rainha e os batuqueiros desfilando com graça pelas ruas.

10. Arrecifes Hostel. Depois de todo esse roteiro que fizemos, você não vai passar por Recife sem nos fazer uma visitinha, né? Venha hospedar-se conosco, ou pelo menos conversar e tomar um café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário